04/02/2009

"MINHA PÁTRIA É MINHA LÍNGUA"

Eu de 40 e a maioria de 17 a 23. Foi com essa faixa etária que eu convivi as tardes de Janeiro de 2009 . 95% dos estudantes tinham a metade da minha idade e eu lá, hablando con ellos como un loco.

As aulas eram à tarde e eu tinha as manhãs para não fazer nada ou fazer o que eu bem entendesse.

Foi como se eu tivesse voltado ao jardim de infância. Mas só eu me sentia nele. Voltar a estudar depois de 19 anos foi emocionante. Mas não fiz das aulas um peso ou uma obrigação e por isso foi tão gostoso.

A língua espanhola é muito rica, como a brasileira. São muitas regras e o português ajuda na maioria das vezes, mas muitas atrapalha pela similaridade, que me faz hablar el portunhol. Mas o mais bacana de tudo é que começo a pensar em espanhol, a estruturar frases, a entender a admirar ainda mais a língua.

O inglês é a língua oficial de comunicação entre os estudantes e para a explicação nas aulas. Por terem turmas com alunos de diferentes nacionalidade - Rússia, Holanda, Dinamarca. Índia, Croácia, Irã I isso só na minha turma, os professores quando não conseguiam se comunicar depois de tentar explicar diversas vezes em espanhol, partiam para o inglês.

E eu lá, boiando….

Nunca gostei do inglês. Pensei que fosse morrer sem apreder, mas não vou não.
Eu dizia que não gostava para justificar a minha incapacidade de querer aprender, de achar que eu nunca teria uma pronúncia perfeita.

Pronúncia perfeita pra quê? Precisa não!

Agora, conhecendo melhor o espanhol, sei que o inglês é o idioma mais fácil do mundo, com poucas regras e muito vocabulário. Tirei mais um peso das costas e agora decidi que vou aprender inglês. E já estou aprendendo. Passei tudo aqui do computador que era em português para inglês, para eu ir acostumando com a idéia. Até cheguei a ver um curso intensivo em Londres. Mas chega! Agora, só no Brasil.

Perdi o medo da língua. Mais uma vitória.

!Gracias, Don Quijote!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Arquivo do blog

Olha eu aí...

Minha foto
Belo Horizonte, Minas Gerais, Brazil
Definitivamente, no soy lo mismo!