17/01/2009

COMER PRA QUÊ?

Trem bão é comida boa. Já dizia meu velho pai Luiz: pode faltar dinheiro pra tudo, só não pode faltar pra comer bem.
E bom de prato eu sempre fui, mas gosto de comida boa, bem feita. Pode ser o Kebab feito pelo árabe no barzinho lá perto do curso, mas tem que ter "cara boa", tem que ter sabor e ser vendido num lugar asseado. Com estas últimas palavras eu estou parodiando, mais uma vez, o meu velho e querido pai.

E o que eu tenho mais feito aqui é comer bem. Gosto sempre de me aprofundar na comida local e sentir os sabores; seja em Belém, Manaus ou Barcelona. Acho que se conhece muito de um povo pela sua comida.
Pesquisei sobre a comida catalã e peço dicas para as pessoas bacanas que tenho conhecido pelo caminho, como o meu professor da Don Quijote, o Juli.
Ele me indicou dois restaurantes típicos de comida catalã, onde se podem comer excelentes tapas e deliciosas paellas: o Los Toreros, na região da Rambla - mas não é turístico, e o Casa Leopoldo, que tem uma fila de espera imensa e, por sorte minha, está aqui de frente do meu hotel no El Raval. Fora os bares e restaurantezinhos que eu vou encontrando pelo caminho nas minhas caminhadas pelo Barri Gotic ou pelas ruelas aqui do bairro. Eu escolho a comida pela "cara", pelo que eu vejo. O bacana é que as tapas ficam expostas nos balcões e, quando eu não sei o nome em espanhol para fazer o pedido, eu pergunto o nome para eu aprender e peço.
Outra dica bacana peguei no guia Wallpaper: Cuines Santa Caterina, que fica dentro do mercado de mesmo nome. É este restaurante bacana que está aí na foto acima. As verduras e os frutos do mar vêm fresquinhos do mercado todos os dias. As tapas e o vinho são de enlouquecer, fora a beleza do local.

Mas as tapas são meu grande problema. São muitas e eu quero provar todas: fritas, assadas, quentes, frias, calóricas, lights... A sangria e a cava tb são outras perdições. Parece que tô bebendo um Ki-suco, mas volto boracho pro hotel quase toda noite depois do jantar.

O desespero de ter quer perder 5 kg por orientação médica foi-se por água abaixo. Comer de 3 em 3hs me corrói a alma e eu esqueço de me lembrar. Caramba! Vivo com três refeições ao dia há 40 anos e tenho que mudar os horários agora de uma vez só? Intercalar com mais duas? E ainda: o remédio redutor de fome acabou.

Sofro muito ainda, mas resistir às tapas calóricas é foda! E vamos tapear!!!!!kkkkkkkkkkkkk
O endocrinologista!




MARIA DE VERDADE

Hoje eu acordei feliz. Ter escrito isso tudo aí ontem me fez um bem danado.

Hoje também eu confirmei a minha tese: a melhor compania de viagem é Marisa Monte.
Ela é minha companheira de dias felizes. Me lembro da primeira vez que liguei o meu ipod aqui em Barcelona, no dia 29 de dezembro, um dia depois de ter chegado. Comecei a caminhada com "Maria de Verdade".

Quando vim pra Europa há 15 anos atrás, Marisa Monte foi minha companheira de viagem, só que foi numa época menos tecnológica, com o toca-fitas e fone de ouvido ( esqueci o nome do troço agora). A minha compania diária era a fita e a voz tranqüilizante de MM. E olha que eu me lembro como se fosse hoje: abri a janela do quarto de um hostal perto da estação de trem e tinha vários daqueles cartazes lambe-lambe pregados num tapume anunciando o show Cor de Rosa Carvão. Foi uma emoção tão grande que comecei a chorar alí, debruçado na janela; e guardei aquele momento pra sempre na minha memória.

Sempre a canção "Maria de Verdade" inicia a minha caminhada nos dias felizes.

Seguidores

Arquivo do blog

Olha eu aí...

Minha foto
Belo Horizonte, Minas Gerais, Brazil
Definitivamente, no soy lo mismo!